Canton fair – Guangzhou

Canton fair – Guangzhou- China

No final da década de 90, iniciei minha jornada pela China, incentivado por um amigo que estava se destacando nos negócios por lá, depois que montou uma trading em Hong Kong. Ele me dizia, vá até a Canton fair, conhecer como os asiáticos trabalham e abra sua cabeça para as novidades !

 

A Canton fair foi criada em 1957, para estimular o comércio entre países na região asiática e também fomentar o comércio exterior entre a China e o resto do mundo. No primeiro ano a Canton fair, apesar de um inicio tímido, já tinha um grupo de 13 expositores, que juntos expuseram mais de 10000 itens para um grupo de 1223 compradores cadastrados, os compradores desta primeira edição da Canton fair vieram de USA, Europa, Rússia, China, Índia além de compradores da própria China, Hong Kong, Macau e Taiwan. Nesta feira foram feitos negócios da ordem de 86000000,00 dólares, sendo que 20% dos negócios foi feito em dinheiro!

Hoje e já faz algum tempo tudo mudou, a Canton fair é a mais importante feira multissetorial do mundo e também a maior em volume de negócios. O complexo onde se realiza a feira, chamado oficialmente de China Import and Export Fair Complex, mas conhecido como Pazhou Complex , porque fica localizado na ilha de Pazhou, distrito da cidade de Guangzhou. Veja o calendário de feiras do Pazhou complex neste link: Calendário feiras- Pazhou Complex

cantonfaircompex
Pazhou Complex – Guangzhou

Este complexo gigantesco tem mais de 1.100.000 metros quadrados, divididos em três grandes áreas, são milhares de expositores divididos nestes três grandes pavilhões com cinco andares cada um. A Canton fair com seu caráter multissetorial, precisou então dividir a sua exposição em três fases, para que todos os segmentos fossem abrangidos, com isso temos cinco dias de exposição para cada fase, e um intervalo de três dias entre as fases, para que toda a estrutura de 60 mil stands seja desmontada, e então uma nova estrutura seja montada para os novos expositores.

 

As fases da Canton fair, são assim divididas:

Fase 1:

Eletrônicos, instrumentos metais, máquinas, veículos e peças, materiais da construção, iluminação, produtos industriais e químicos.

Fase 2:

Bens diários de consumo, Presentes, Artigos de decoração

Fase 3:

Têxteis e vestuário, Sapatos, Escritório, malas e lazer, Medicina e produtos de saúde, comidas.

Para mais detalhes sobre os segmentos, clique neste link:: Detalhes segmentos

 

Muitos empresários pensam em iniciar seus negócios na Ásia, mas precisamente na China, mas por um ou vários motivos, acabam não o fazendo e perdendo muitas oportunidades!

 

Os principais motivos são:

 

Falta de conhecimento do exercício do comércio exterior, este emaranhado de leis e impostos, para isso existem várias empresas, regulamentadas no Brasil, para auxiliar o empresário brasileiro a realizar a importação e exportação se for o caso, conheço várias boas empresas do ramo, que auxiliam e ensinam a proceder. Desde a pesquisa de produto, desenvolvimento do produto, relacionamento com fornecedor, desenvolvimento de embalagens, de marcas, frete internacional, liberação e despacho da mercadoria no Brasil, no Brasil existem centenas de boas empresas e profissionais deste setor!

 

Outro motivo bem falado é a viagem, a China é realmente do outro lado do mundo, e os vôos com conexões mais rápidas, fazem a viagem durar no mínimo 26 a 30 horas, existem vôos com conexões tão ruins que a viagem chegar a durar dois longos dias! Já voei para a China com diversas cias aéreas e todas tem vôos regulares para a China com todos os tipos de escalas e conexões, logo é preciso planejar bem esta parte da viagem, se tiver uma boa agência, ela fará isso por você, senão existem vários sites e aplicativos que podem ajuda-lo, eu indico aqui o Skyscanner, segue link  Skyscanner.com , e o recentemente lançado pelo Google, segue link Google flights,  existem vários macetes para se usar estes sites e buscar passagens em vôos bons e com preços baratos, uma delas e acessar o site em duas janelas do navegador, sendo uma anônima! Em outro post irei detalhar como encontrar as melhores passagens para lá e quais as melhores épocas para ir. Se gostaria de trocar mais idéias sobre Canton Fair, China, Guangzhou, entre em contato comigo!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Post escrito por Cássio Luís Fonseca Lage

 

 

 

Deixe um comentário